Nossa História

Trajetória de crescimento e sucesso


A Cooperita iniciou suas atividades em 2009 no município de Itapipoca no interior do Ceará, após a conclusão de sua construção, passou o a funcionar na região. Após ser aprovada no processo licitatório do Governo do Estado, ganhando a concessão de explorar legalmente 8 linhas que ligam municípios vizinhos a Itapipoca. A partir de então, foi iniciado um trabalho de busca por cooperados que verdadeiramente acreditassem e investissem no projeto.

Nos anos seguintes a Cooperita passou por uma reestruturação administrativa e teve a conquista de novas linhas, consolidada na região e com grande aceitação da população, transporta em torno de dez mil passageiros por dia. A partir desse crescimento, foi iniciado um novo modelo de gestão. O primeiro passo foi a implantação do sistema de monitoramento dos veículos com acompanhamento em tempo real. Seguido pela capacitação dos colaboradores para melhor atendimento dos usuários. Também foi implantada a ouvidoria.

Em 2016 o contrato de concessão que permite a Cooperita realizar suas atividades, foi renovado até 2023, devido a sua excelência na prestação dos serviços, permitindo assim atender a população por mais tempo. Para a concessão foram analisados fatores como: conforto, segurança, qualidade e o atendimento de todas as regras de funcionamento.

O ano de 2017 foi de crescimento com a criação de mais uma rota que liga Itapipoca a Brotas, sua sede foi mudada de endereço e foi renovado o contrato com o Governo do Estado que permite a prestação de serviço por mais 06 anos, permitindo assim continuar atendendo a demanda da população. Neste ano também foi atendido reivindicações antigas como: a isenção de ICMS na compra de veículos novo e bilhete de passagem por estimativa. Este foi um ano muito importante para a Cooperita e para a população que depende de seus serviços.

Neste ano de 2018 a luta da cooperativa por melhorias no transporte da região continua, tendo à frente seu presidente e fundador Ricardo Oliveira. As expectativas para este ano são grandes.